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O que a análise de dados pode fazer pela sua empresa?
A maioria das pessoas não sabe o poder que os dados possuem e o quanto eles podem transformar os resultados de uma empresa. No artigo de hoje eu detalho alguns exemplos que comprovam o poder dos dados.
Recentemente, tenho retomado meus estudos na área de Dados e buscando por livros. As leituras que procuro são técnicas analíticas, também sobre gestão de negócios e principalmente, comportamento humano e de consumo. Independente de qual segmento você atue, conseguir decodificar os dados para entender comportamentos, será uma Competência Analítica essencial.
Exatamente sobre esse tema, li a pouco tempo o livro Competência Analítica – Conceitos e Estratégias para construção da Empresa Inteligente, do autor José Luiz Kugler. Um livro muito bom, que discute conceitos importantes sobre como desenvolver em sua empresa uma Inteligência Analítica, usando as ferramentas de análise de dados para conseguir ganhar mais performance e espaço de mercado.
Vou deixar aqui o link do livro na Amazon, para você que tem interesse em ler: https://amzn.to/3OHh0tz.
Neste livro, existem vários pontos essenciais que me fizeram refletir. Mas o ponto de maior valor que retiro desse livro: Precisamos desenvolver a cultura do raciocínio analítico e lógico.
Toda empresa possui sempre uma batalha interna de dualidade, dois opostos que sempre entram em conflito: Dados versus cenários, relatórios versus indícios, indicadores versus dúvidas, razão versus achismo. Essa batalha por vezes, faz com que empresas não consigam alcançar seu potencial máximo por más escolhas e excesso de certezas em caminhos duvidosos. Sobre esse último ponto, trago em breve um outro artigo mais detalhado.
Mas como acabar com essa batalha eterna? Como implantar uma Inteligência Analítica na minha empresa?
“Erre rápido. Erre logo.
Corrija rapidamente seus erros. Aprenda. Inove.
Repita o ciclo até ultrapassar seus concorrentes.
Eles estarão muito ocupados tentando não errar.”
Peter Senge
No livro, Kugler cita uma solução do qual eu concordo e vejo algumas empresas já aplicando: criar processos de análises constantes, ambientes analíticos que permitam o debate, refutação dos números e produzam conclusões robustas, para tomar melhores decisões baseada em dados, ou como diz o autor, tomar decisões sábias.
Vou usar como referência uma tabela de evolução analítica das empresas, referenciada no livro de Kugler, para demonstrar o quão essencial a análise de dados é para sua empresa, e você ainda não percebeu.
Muitas empresas, com o avanço da ciência de dados (Data Science) e das inteligências artificiais (IA), querem pular etapas e chegar na etapa de Cenários e Modelos Preditivos. Eu mesmo já queria estar como Cientista de Dados, usando Machine Learning para predizer futuras vendas e cancelamentos de produtos. Mas não é possível pular etapas. Você precisa passar por todas.
Foque no básico! Faça todo o percurso e fixe a meta de chegar na etapa de OLAP, KPIs e Dashboards. Chegando nesta etapa, você criará um ambiente propício para evoluir analiticamente, e com certeza, vai ganhar muita competitividade, por dominar seus números e saber quais melhores caminhos tomar. A sua transição para as próximas fases será menos desgastante.
Não tente atropelar etapas... Vá com calma!
Não foque em querer ter uma IA para arrumar sua empresa. Se você não possui conhecimento suficiente sobre seus erros, pontos fracos e pontos fortes, tem grandes chances de dar errado e você gastar muito dinheiro para ter um modelo preditivo que não vai funcionar de imediato. Ele vai te obrigar a voltar e passar pelas etapas anteriores para funcionar. Ou seja, se tentar furar a fila, o segurança vai te obrigar a voltar para o fim da fila e fazer todo o caminho.
Não tenha pressa, faça o caminho de forma tranquila, se torne uma empresa focada em tomar decisões baseadas em dados. Tenha uma equipe focada em analisar dados, crie ambientes analíticos, permita o debate, a refutação dos números, dos resultados e produza inovação com conclusões baseadas em dados.
Use todas as ferramentas disponíveis para entender seu negócio, aprenda com seus erros, fortaleça seus pontos fortes.
Muitas empresas estão tão preocupadas em não errar, que esquecem que o erro traz não só o aprendizado do que não fazer, como também a opção do caminho certo.
Então, para se tornar uma empresa mais analítica e competitiva, seja adaptativa ao erro e inovadora nos caminhos de altos resultados.
Se você não sabe por onde começar, me chame no privado! Vamos pensar juntos em como criar um caminho promissor para sua empresa!